quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Antevéspera

Antevéspera de Natal, espírito renovado por tantos votos de Paz e Amor, abro a home page da Uol para ficar a par das últimas notícias e meu coração se aperta de comoção ante o relato de um dos mais violentos, escabrosos, insanos crimes contra a humanidade, cometidos em apenas um dia (28/09/2009), na Guiné, antiga colônia francesa na costa oeste da África.

O relatório, recém encaminhado à ONU, descreve pormenorizadamente a barbárie perpetrada pela polícia local contra milhares de manifestantes reunidos em um estádio e que teria sido “orquestrada” pelo chefe de Estado para “intimidar a oposição”, fazendo o maior número possível de vítimas. Indefesas, mulheres e crianças foram submetidas a sevícias inimagináveis, enquanto os homens eram brutalmente assassinados sem qualquer possibilidade de fuga, pois uma unidade dos “boinas vermelhas” (a guarda presidencial), havia bloqueado previamente as saídas com arame farpado eletrificado.

Resta à ONU, criada após a 2ª Guerra Mundial exatamente para coibir holocaustos, levar os responsáveis a um Tribunal Internacional, que tentará “fazer justiça”. Resta aos líderes da Comunidade Internacional construir mecanismos de ação preventiva e Educação para a Paz, no sentido da erradicação de toda forma de tortura e terror da face da Terra. Resta à mídia cumprir sua missão maior de porta-voz da cidadania para tod@s, sem curvar-se a interesses plítico-econômicos.

Resta-nos, a nós, consumistas de plantão nestas Festas da Cristandade, fazer a nossa parte, denunciando, criticando, educando e alertando, a par de rogar à Misericórdia Divina que se compadeça da insensatez humana e não permita que, jamais, o medo, a alienação ou a indiferença tomem conta de nossas mentes e de nossos corações e nos calem diante das indignidades.

Por um Ano Novo mais digno para todos os homens, mulheres e crianças, de todas as cores e credos, de todas as raças, etnias e nacionalidades.



Nenhum comentário: