sábado, 3 de abril de 2010

Feliz Páscoa

Por uma dessas “coincidências significativas” a que estamos todos sujeitos, embora nem sempre a percebamos como tal, ontem ouvi uma conversa entre um jovem casal sobrecarregado com várias sacolas que deixavam entrever seu principal conteúdo: ovos de chocolate. O diálogo se deu mais ou menos como segue.

- “Só faço isso por eles”, disse a mulher, com certeza referindo-se às crianças que corriam logo à frente. “Na outra semana já é Dia das Mães e começa tudo de novo. Não vejo sentido nessas festas desgastantes, que dão tanto trabalho e acabam sempre em confusão”. – “Sem contar os gastos”, obtemperou seu parceiro em má hora, já que a jovem retrucou de imediato: -“A propósito, seu irmão é um pouco econômico demais para o meu gosto”.

O fato incontestável é que o Poder Econômico se assenhoreou das efemérides, de caráter leigo ou religioso, subvertendo significados e valores e redirecionando comemorações no sentido de seus próprios interesses, vale dizer, no incentivo de um consumismo desenfreado e vazio de sentido, induzindo a (des)encontros.

Com seu profundo significado de passagem, renovação, iniciação para um novo tempo, a Páscoa é (ou deveria ser) a celebração maior da cristandade, já que nos oferece a oportunidade de repensar e refazer comportamentos. Infelizmente, porém, as crianças – e, por que não dizer, os adultos - passam ao largo desse importante e ancestral simbolismo, “consumindo-se no consumir”, tão-só.

Nessa altura de minhas divagações, para não fugir à regra, minha conselheira Dª Nena oferece sua “sabedoria prática”, de forma um tanto contundente: - “O título não condiz com o conteúdo da crônica. É propaganda enganosa”. Pasma com a invasão terminológica na minha seara, retruco: -“Agora eu te peguei. Tem tudo a ver, sim, pois meus votos são de que @s leitor@s possam, nesta Páscoa, concretizar o verdadeiro simbolismo da passagem, dando início a um tempo de renovação, paz e amor”.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi!Deve estar a par,mas só prá constar:

http://www.avaaz.org/po/brasil_ficha_limpa/97.php?cl_tta_sign=ef2a96fc0f51d861097c263785542b85

Essa lei irá barrar das eleições candidatos que cometeram crimes graves como lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e corrupção. Esse pode ser um momento histórico na luta contra a corrupção na política brasileira.

Interesses corruptos são fortes dentro do Congresso e um grupo de deputados vem tentando convencer o Presidente da Câmara, Michel Temer, a não enviar esta lei para votação. Somente uma mobilização em massa nas próximas 48 horas pode fazer com que essa lei seja aprovada - vamos levar 2 milhões de vozes ao Congresso quarta-feira! Assine abaixo:

http://www.avaaz.org/po/brasil_ficha_limpa/97.php?cl_tta_sign=ef2a96fc0f51d861097c263785542b85

A petição da Ficha Limpa invadiu o Twitter e todos os principais jornais do país estão acompanhado a lei e a campanha para passá-la. O Brasil está se erguendo contra a corrupção, levante a sua voz – assine abaixo!

http://www.avaaz.org/po/brasil_ficha_limpa/97.php?cl_tta_sign=ef2a96fc0f51d861097c263785542b85

Com esperança,

Graziela, Alice, Ricken, Paula, Iain, Pascal, Benjamin e toda a equipe Avaaz

PS. Se você mora em Brasilia, escreva para portugues@avaaz.org

Mais informações sobre a Ficha Limpa:

Projeto Ficha Limpa Invade o Twitter - Correio Braziliense:
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/04/04/politica,i=183765/PROJETO+FICHA+LIMPA+INVADE+TWITTER.shtml

saudade!
um abração senhorita Suzete,
Camila V.

Eugênia Pickina disse...

Danke, Suzete... Seu post reflete o que sinto diante desse consumo desenfreado que furta nossos sentimentos mais íntimos e nos confinam nas cercanias do capital e de processos de desumanização, sutilmente emoldurados pela publicidade que inculca desejos em crianças e adultos (distraídos)... O sentido da Páscoa - "Passagem" - fica imerso no des-sentido... Ainda bem que há os que resistem à superfície das coisas e mergulham no terreno do coração, tentando, ao menos, revitalizar o caminho com consciência, segundo a presença do Mistério (do divino), que torna nossa vida luminosa. Adorei! Bjs e saudades. Eugênia.

Suzete Carvalho disse...

Olá, Camila
Embora haja publicado seu "comentário", preciso alertar aos e às leitor@s que essa não é a proposta do blog, até porque há inúmeras causas tão relevantes quanto essa - por exemplo as questões sobre o meio-ambiente, que dizem respeito à própria sobrevivência do Planeta -.
Como diria o ex-Presidente Jânio Quadros, "fí-lo porque quí-lo", ou melhor, achei que poderia publicar excepcionalmente, dada a confiabilidade da fonte, mas fato é que tenho recebido outros "comentários" do gênero "assine/clique/visite" e os tenho recusado, pois essa não é, repito, a proposta do blog. Preferiria que os comentários se transformassem num diálogo aberto sobre as questões, uma troca de conhecimentos e ideias, sugestões e críticas.
Abraços.

Suzete Carvalho disse...

Olá, Eugênia
Saudade também, especialmente agora que não podemos manter contato porque você está envolvida com um "Trabalho Maior".
Meus parabéns e toda felicidade do mundo para você e sua família maravilhosa.
Danke, querida e até muito breve, espero. Sua ausência no blog deixa uma grande lacuna.
Beijos.
Namastê