quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Grata surpresa

Tenho por hábito, ao visitar blogs com interesses afins ao meu, deixar comentários ou depoimentos a respeito de minhas próprias experiências a respeito dos assuntos neles tratados e o faço não apenas pelo prazer do diálogo, mas também porque sei o quanto é importante para todo autor o retorno e a participação dos leitores.

Maior se faz a necessidade do debate, a meu ver, quando os trabalhos autorais – sejam em prosa, verso, música ou imagem -, contém propostas críticas voltadas à conscientização de todos sobre questões que envolvem o aprimoramento da cidadania e da inclusão social, ao detectar os “furos” do sistema e os condicionamentos culturais discriminatórios.

Acredito mais que essa troca, ou reflexão conjunta, nos enriquece a todos, revelando muitas vezes uma generosidade insuspeitada. É o caso de uma grata surpresa que tive hoje, ao postar um comentário no blog alogilmar, que a página da uol houve por bem destacar. Gilmar, o autor, excelente cartunista, respondeu por e.mail ao meu comentário, classificando-o como “valioso” e me colocando “à vontade para pegar alguma imagem do (seu) blog” para ilustrar minhas crônicas.

Num mundo de mercado, em que as pessoas tendem a superavaliar economicamente suas criações, essa postura revela que uma das inúmeras possibilidades relacionais de um diálogo honesto que se pode dar inclusive entre autor e leitor, está a de fazer a ética – que nos é sempre potencial - emergir naturalmente, qualificando a vida. Melhor dizendo, quando oferecemos ao outro o melhor que há em nós, faremos emergir nele(a) aquilo que ele(a) já é.

Esse meio de relacionamento dialógico, que no caso dos blogs se dá por via de comentários às matérias postas, também tem o condão de nos fazer (re)conhecer as necessidades do(s) outro(s) e nossa própria capacidade de colaborar para a solução de questões (às vezes tão tormentosas) individuais ou coletivas, além de, por outro lado, nos fazer transcender os (às vezes tão pequenos) problemas do limitado cotidiano em que geralmente nos enclausuramos.

2 comentários:

Robson Fernando de Souza disse...

Olá, Suzete. Agradeço sinceramente pela admiração ao meu trabalho.

Sobre meus artigos antiandrocêntricos (que são três), só estão publicados em sites de artigos de opinião mesmo. Se você me citar nesse ensaio, vou ficar muito encantado.

bjos

Suzete Carvalho disse...

Olá, Robson
Quem agradece sou eu, especialmente por sua postura diante de uma questão, a meu ver vital para o futuro da humanidade, sempre relegada ao "submundo" feminino.
Tive acesso somente a um de seus artigos - Androcentrismo - e gostaria de conhecer os outros dois a respeito do mesmo assunto.
Quais são os títulos e onde posso encontrá-los? Com certeza pretendo citar suas abalizadas concepções antiandrocêntricas em meu Ensaio, a ser publicado ainda este ano em uma obra a respeito da questão feminina, em co-participação com pesquisadoras de várias áreas.
Obrigada também pela visita ao meu blog. Volte sempre. A lucidez de seus comentários, críticas e sugestões será uma contribuição enriquecedora para o debate as causas que nos são comuns.
Abração