domingo, 1 de novembro de 2009

DEVER DE GRATIDÃO - I

Fazendo uma pesquisa na Internet, deparei com uma das entrevistas que concedi logo após a contrução do Blog e que foi publicada na Revista do Ypiranga Nº 146, fev/abril/09, pág.7.

Considerando que acabo de encaminhar à Revista, que é editada pelo Clube Atlético Ypiranga e com a qual venho colaborando há vários anos, uma Crônica intitulada Dever de Gratidão, na qual abordo a gratidão de forma abrangente, sem citar nomes, ocorreu-me agradecer de público à Jornalista Catarina Moraes, ao então estagiário de jornalismo Guilherme Giuntini, bem como ao diagramador José B.Lopes de Moraes pelo interesse e empenho em divulgar meu trabalho.

Assim, e por acreditar que a Revista retratou com bastante fidelidade os objetivos do Blog, posto abaixo seu inteiro teor.

Suzete Carvalho no Universo On-line


Do passado ao presente, da máquina de escrever direto
para o computador, é com essas características que a advogada
e escritora Suzete Carvalho, além de publicar seus artigos,
contos, crônicas, ensaios e poemas em revistas e jornais,
abre mais um espaço, agora no mundo on-line para apresentar
seus escritos: o blog www.novaeleusis.blogspot.com
Apaixonada por livros desde criança, a nova blogueira
acredita que a Internet jamais poderá substituí-los como
fonte concreta de cultura, porém, quando se trata de textos
menos longos, a Internet traz uma nova magia à leitura,
que é a possibilidade do diálogo direto com o leitor,
a troca de idéias que enriquece o texto.
Assim, Suzete criou o blog não somente para divulgar
seu trabalho literário, mas visando principalmente
a possibilidade de manter um diálogo permanente com
os leitores sobre temas abrangentes da cultura e da experiência
humana, que vão dos problemas do dia-a-dia –
relações humanas, meio-ambiente, cidadania - a assuntos
filosóficos mais complexos que, de alguma forma dizem
respeito a todos e a cada um de nós.
Por isso, incentiva a todos que visitam seu blog a
deixar comentários, críticas, sugestões e depoimentos
sobre suas próprias vivências a respeito dos temas desenvolvidos,
ou mesmo propostas de novos assuntos de
interesse geral.
Parcerias também são bem-vindas, pois o objetivo
final desse trabalho é ir construindo dentro do blog um
verdadeiro espaço comunitário sócio-cultural e educativo,
voltado a questionar e buscar soluções tanto para
nossas angústias interiores (dores da alma) como para
problemas comunitários.

8 comentários:

Eugênia Pickina disse...

Querida Suzete, o retrato comunicado pela Revista foi fiel à sua proposta. Eu, euzinha, que acompanho seus posts, posso afirmar que eles são um convite à reflexão subjetiva (e "as dores da alma") e aos questionamentos que cruzam os interesses coletivos. Continue, como sempre digo. Seu Blog faz sentido à rede e a todos aqueles que têm sede de aprendizado, troca e inspiração. Um beijo. Saudades! Eugênia.

Suzete Carvalho disse...

Eugênia, querida, sua fidelidade me encanta e incentiva a continuar.
Sem diálogo, um blog não faz sentido nem à rede, nem ao trabalho d@s blogueir@s.
Que o divino continue a inspirá-la em seu próprio trabalho de blogueira culta e espiritualizada.
Abraço carinhoso.
Suzete

Daniela disse...

Continue sempre mãe, vc tem muitos seguidores fiéis mas silenciosos, assim como eu..rsrs te amo.

Suzete Carvalho disse...

Filhinha querida
Também sou sua "seguidora" (talvez não tão silenciosa)rsrs.
Quanto ao blog, a fidelidade a que eu me refiro (e sei que você sabe disso), não tem a ver com "seguir", mas com "trocar" ideias, experiências, conhecimentos. Uma reflexão conjunta que possa beneficiar alguém, seja quem for.
Também te amo e...quebre o silêncio de vez em quando.
Mamãe.

Catarina Moraes disse...

Querida amiga, parceira e professora.
Trabalhar com você por todos estes anos foi uma grande satisfação, eu é que me sinto em divida de gratidão, por ter tido -com você- a oportunidade de aprender. Sinto que nosso trabalho se transformou em uma parceria e nossa parceria se transformou em uma grande amizade. Se por acaso o destino não nos permitir continuarmos unidas neste projeto acredito que o futuro nos reservará muitos outros encontros.
Saiba que eu tenho por você muito respeito e afeto, e devo confessar que me espelho em sua dedicação ao trabalho e concepção de vida para me tornar uma pessoa melhor. Tanto que nesta última edição que finalizamos juntas, superei meus medos e consegui escrever- isso até que foi simples- e publicar um texto em primeira pessoa. Foi pelo seu exemplo que me atrevi a escrever a crônica. E, obrigada por acreditar em mim, obrigada pelas horas de bate papo e cafezinho e acima de tudo, obrigada por participar de nossas vidas.
Muitos beijinhos,
Catarina

Suzete Carvalho disse...

Olá, Catarina,jornalista amiga, parceira de trabalhos e alegrias, com direito a "cafezinho filosófico". Saiba que esses sentimentos "gostosos" de amizade, respeito e gratidão são recíprocos.
Quisera que em todos os ambientes de trabalho, as parcerias se fizessem com essa dedicação despojada de sentimentos egóicos e egoístas, com essa pitada de irreverência e com esse carinho que faz deslanchar a criatividade e o melhor que cada um tem a oferecer.
Ser jornalista exige critério e lealdade - acima de tudo àquilo em que acreditamos -, além de uma boa dose de ousadia. Editar uma Revista de um clube desportivo exige também muito jogo de cintura e bom-humor. Que Deus a inspire.
Muitos beijinhos também,
Suzete

Anônimo disse...

Boa Tarde senhorita Suzete, como está querida amiga? Realmente muito legal está matéria que realizamos sobre seu blog, foi uma atualização de conhecimentos do papel ao digital, agora você está ai com tudo, descobrindo um pouco sobre a "liberdade de expressão" escrevendo um blog criativo, personalizado e dinâmico.

Eu dei uma sumidinha, mas sabe como é TCC, é uma correria, mas está tudo bem. Gostaria até de lhe convidar para a inauguração de meu projeto, da uma olhadinha com o local, endereço e mais informações de endereço: http://bit.ly/4ajRDJ

Obrigado pelo carinho..
Mande um abraço ao Sr. João

Grande Abração Suzete

Guilherme Giuntini

Suzete Carvalho disse...

Olá, Guilherme
Em primeiro lugar, obrigada pelo "senhorita", que vou considerar como um elogio, pois há muito tempo venho sendo chamada de senhora,doutora, dona, tia, vovó, mas nunca de senhorita (rsrs).
Agora, falando sério, querido amigo, estou muito feliz com sua visita, que foi muito além do que você imagina, já que estou começando uma nova pesquisa, agora sobre Criança e Adolescente e, entrando no link que você sugeriu acima, acabei "caindo" no site da Campanha "Criança Não é de Rua", que tem tudo a ver com meu novo trabalho.
Assim, mais uma vez, você entra em boa hora na minha vida. A propósito, conto com você para ajudar a divulgar a Coletãnea sobre a Mulher, que já está em processo de Edição.
Quanto ao seu trabalho sobre Ruas Digitais, vou tentar estar presente à Apresentação e quero que você saiba que me orgulho muito de ter um "pupilo" (será que posso dizer isso depois de nossas experiências com a Revista do Ypiranga?)envolvido com um tema tão importante. Que Deus te ilumine.
Pra ser honesta, confesso que estava meio brava com alguns dos posts do seu "twitando" (machistas, não acha não?).
Por outro lado, estou sofrendo um bocado quando meu blog não me obedece e lembro com carinho do quanto você me ajudou no início.
Às vezes quase peço socorro, mas acabo desistindo, já que você anda às voltas com seu TCC.
Resta dizer que tentei hoje deixar um comentário no twitando e não consegui. Quando clico em Comentários, a caixa não abre. (Como vê, continuo a mesma, a única coisa que sei fazer na internet é escrever, de resto, sou uma analfabeta tecnológica).rsrs
Obrigada pelos elogios ao blog e volte sempre, pois você é querido e bem-vindo.
Boa sorte na carreira (mas deixe de ser machista)rsrs
Abração.