sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Princesa da Orla II

Antes de ontem, quarta-feira (18/11), tive o prazer de participar das comemorações de aniversário da sede da Delegacia Regional (Santos) da Associação dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP), que congrega servidor@s de toda a Baixada Paulista.
Com mais de duzentos mil associad@s em todo o Estado, a AFPESP conta dentre el@s com figuras das mais expressivas em todos os níveis de governo, inclusive, para nossa alegria, com a digna Prefeita da minha/nossa linda Guarujá, a princesinha da Orla. (cf. postagem de 19/09, sob o título Princesa da Orla I).
Munícipe que sou, de longa data, gostaria de tornar pública minha disposição de me aliar aos demais meios de comunicação, colocando o blog à disposição da Prefeitura, seus cidadãos e cidadãs, para divulgar projetos e assuntos de interesse da cidade, cuja fama transcende os limites do Estado (e do próprio país), por suas incontestes atrações, da riqueza imobiliária às inefáveis belezas naturais.
Há muitos anos, em visita a Palmas de Maiorca, ouvi de uma comerciante local uma frase marcante: - “O que você está fazendo aqui, se tem à mão, praias lindíssimas como as de Guarujá? Aquela cidade é uma princesa de que os brasileiros devem se orgulhar”. Informei-a que, de fato, nos orgulhamos desta Terra abençoada e que nossas eventuais viagens mundo afora visam nada mais que agregar (e trocar) experiências e conhecimentos culturais que nos enriquecem a todos.
Acredito que a maior reverência que podemos prestar à nossa Princesa é colocar essa vivência à disposição de seu engrandecimento, fazendo a nossa parte para o aprimoramento das relações sociais, vale dizer, da vida e da cidadania. O fato é que, a par das questões “normais” de Administração, como Educação, Saúde, Infra-estrutura e Segurança (no mínimo), como todo ponto de alta atração turística, a cidade se vê às voltas com problemas advindos das “ondulações” populacionais.
Estar atentos às maiores necessidades sócio-ambientais que essa mobilidade desencadeia, cuidando para que se mantenha uma relação equilibrada ser humano-natureza, que comporta cuidados especiais como economia de água e luz, limpeza e reciclagem, respeito às diferenças e às disposições legais, são algumas atitudes cidadãs que reverterão em benefício de todos e de cada um.

Nenhum comentário: