sexta-feira, 1 de maio de 2009

Tatame

Minhas netas costumam brincar sobre um tapete de borracha desmontável, cujas partes coloridas são encaixadas, como as peças de um quebra-cabeças.[1] Montado, o tapete funciona também como uma espécie de tatame, destinado a suavizar eventuais quedas. Olhando as crianças a brincar, percebi como criavam situações, sempre novas, a partir de suas próprias observações e experiências sobre os acontecimentos da vida “real”.
Sempre atenta às metáforas da vida, logo percebi aí um ensinamento que se aplicava como luva à minha situação de blogueira. “É isso”, pensei. Desde dezembro venho postando em prosa e verso pequenas matérias – geralmente já publicadas em Revistas ou Jornais – e também alguns resumos de publicações mais extensas que, embora tenham uma conotação abrangente, sempre foram vistas essencialmente sob uma perspectiva filosófico-literária. Agora, o tatame, tapete ou quebra-cabeças, está preparado. É chegada a hora de ir à luta, à brincadeira, ou ao jogo propriamente dito, como queiram.
“Coincidentemente”, nos últimos dias passei por experiências dolorosas concretas que por sua natureza me levaram a escrever um depoimento e algumas crônicas mais objetivas, que condizem com a proposta básica do blog: abrir-se a um diálogo sobre questões que emergem do cotidiano e nos afetam estruturalmente, transcender a literatura e a própria filosofia, na medida em que estas somente farão sentido se voltadas a uma melhor qualidade de vida para todos.
Nesta nova fase volto a convidar meus “irmãos” leitores, a deixarem comentários realmente críticos, propostas de novos temas, questionamentos e depoimentos a respeito de cada assunto de seu interesse. Sugestões de links e de parcerias com organizações, governamentais ou não, voltadas principalmente à educação, também são bem-vindas. É tempo de agir. Façamos da palavra um instrumento de transformação interior e de ação social.
[1] Vide tb crônica sob o título Quebra-Cabeças, postada em 03/01/09.

4 comentários:

Anônimo disse...

Hoje recebi um trecho de um parecer de um renomado juiz, que para explicar a questão do tempo escreveu: "vou ter que desenroscar os passos dados no passado".
Puxa, que enrosco!
Li naquela expressão uma nova possibilidade de ver o mundo, de estar nele e de fazer a diferença.
Desenroscar os passos do passado, presente e, de quebra, do futuro.
Bom tema, né?

Bjos
Maristela Ajalla

Suzete Carvalho disse...

Excelente tema, Maristela. Você sabia que em algumas ilhas da Polinésia, o curso preparatório das mulheres para o casamento consiste em treinar o desfazimento de "nós"? Essa prática visa dar-lhes estofo para "desenroscar os nós (passos) do passado,do presente e do futuro" nessa imensa teia da vida. Em outra cultura, lembra das Moiras da Mitologia grega, que teciam a teia do destino? Nosso papel é desfazer-lhe os nós, utilizando nosso livre arbítrio exatamente como " uma nova possibilidade de ver o mundo, de estar nele e de fazer a diferença", como diz você. E o tempo? Tem tudo a ver. O tema é uma de minhas "obsessões". Porque "fomos lançados" ( o estar-aí de Heidegger)na dimensão do tempo-espaço (Einstein) e nos enroscamos tanto nessa caminhada?
Tudo isso comporta mil elucubrações filosóficas e eu poderia postar várias matérias nas quais desenvolvi alguns desses assuntos, mas como estamos na 2ª fase do blog, que pretende abordar coisas práticas, vou escrever um artigo ainda hoje relacionando os "nós" com o comportamento humano e, indireamente, com a Saúde (pra não perder o mote a que me propus nas últimas postagens).
Gostaria que todos os leitores postassem comentários com provocações tão "deliciosas". Beijão.

Anônimo disse...

Boa Tarde dona suzete, acabo de me demitir do CAY por alguns problemas que ocorreram. Gostaria de agradecer pela ajuda que tem oferecido a mim nesta grande rotina da vida.

Continuarei mexendo em seu blog, quando precisar de ajuda pode mandar email para Giuntini_40@hotmail.com ou ligar para meu celular que lhe passarei por e-mail.

Meu novo blog: www.twitando.blogspot.com

Obrigado por tudo..
Abração

Guilherme Giuntini

Suzete Carvalho disse...

Olá, Guilherme.
Quem tem que agradecer sou eu,por tudo que você fez para que meu blog se tornasse uma realidade, do incentivo à efetiva ajuda técnica.
Tenho certeza que você terá uma carreira de sucesso no jornalismo on line, aliás, uma opção inteligente que você deve explorar com toda a garra. A vida é feita de encontros e desencontros. Se entregue aos primeiros, com a generosa disponibilidade que ofereceu ao novaeleusis e não se deixe abater pelos desencontros, pois estes são apenas uma abertura para novos caminhos. Não fossem os obstáculos, não haveria a inefável alegria que toma contade nós quando conseguimos transpô-los.
Abração. Deus o proteja e inspire cada um de seus atos.