quinta-feira, 26 de março de 2009

SILÊNCIO

Silêncio porque é noite.

E a noite é de Paz. E amor.

Silêncio porque é dia,

E o dia a luz irradia.

Silêncio... Sorria.


Sorria porque é noite.

Sorria porque é dia.

Sorria para o silêncio.

Silêncio... Sabedoria

Sorria.


*Escrito na década de 70, como resposta ao mote/provocação proposto pelo saudoso amigo Oswaldo Rizutti. Traduzido para o inglês, eu soube que teria sido publicado por uma Revista indiana na década de 90, porém, por um "ruído" na comunicação, a edição não me chegou às mãos.
**Publ. na Coluna Feminina ou Feminista, do Jornal de Atibaia, sem. de 8 a 14/03/80, pág.4.
***Publ. no Jornal "O Meirinho em Roteiro", ed. fev/março/1981, pág.7.

10 comentários:

muriloha disse...

Lindo!

Suzete Carvalho disse...

Obrigada.
Também entrei no seu blog e tive oportunidade de repensar alguns conselhos de Osho que, confesso, não lia há muito tempo. Aconselho a visita a quem se interessa por meditação.

Anônimo disse...

Suzete,um prazer conhecer seu blog com textos tão bonitos!Obrigada por seu carinho em meu blog!Abraços e mágico silencio!

Suzete Carvalho disse...

Sou eu quem agradece, Anne. Seu blog é um jardim e o aroma das flores perpassou por meus escritos.
Embora nossos trabalhos tenham propostas aparentemente diferentes, acredito que eles se encontrem na proposta de ressacralização da vida.
Abraços e silêncio inspirador.

Carol-ol-ol disse...

Oi Suzete! Adoraria ter a foto! =D

meu e-mail é carol.hanke@hotmail.com

Obrigada!

Bjsss e belo poema ;D

Suzete Carvalho disse...

Olá, Carol. Obrigada pelo "belo poema".
Já encaminhei por e.mail as duas fotos que foram batidas quando você apresentava o texto de sua participação no livro lançado no I Sarau Lítero-Musical do Clube Atlético Ypiranga. A propósito, já leu o poema que eu compilei a partir das frases escritas pelos participantes do "Encontro"? Está postado aqui no blog (dia 12/03).(Coloquei entre aspas porque é um trocadilho, já que o tema para as frases era exatamente "encontro").
Abs.

Unknown disse...

Querida Suzi, tudo bem?
O silêncio é tão mágico!!!!! Lindo poema!! No nosso dia-a-dia como as vezes é difícil "escutar" o silêncio não? Acredito realmente que quando conseguimos isso é quando estamos mais perto da nossa "essência", da nossa alma, do nosso "eu" mais profundo.
Um beijo querida amiga. Mais uma vez, Parabéns pelo Blog
PS. No meu site já estão as matérias da Fotografe Melhor e do Jornal A Tribuna que eu te falei.
Fique bem. Saudades. Cris

Suzete Carvalho disse...

Olá, Cris. Seu site está lindíssimo e vale a pena visitar as matérias da Fotografe melhor e do Jornal A Tribuna. Meus parabéns. Auguro a você uma brilhante carreira internacional. Algumas pessoas me perguntam se você dará cursos de macrofotografia. Se for o caso, meu blog está à disposição para informar onde e quando serão realizados, bem como suas belíssimas exposições.
Sobre o silêncio, constato com tristeza que as pessoas têm muita dificuldade em "ouvi-lo" e, aliás, em geral, nem sempre conseguem ouvir sequer a voz do outro, ou seja, ninguém escuta ninguém, nem a si próprio. Todos falam, alto e bom som, mas no geral falam sozinhos. Quiçá pudéssemos exercitar nossa audição interna e externa, dedicando alguns momentos diários à meditação.
Abraço carinhoso e volte sempre, seus comentários fazem a diferença.

Unknown disse...

Acredito muito no silêncio...sabedoria.
Mas acredito muito também no silêncio...aflição.
Vivi algum tempo sozinho, e por circunstâncias da vida, passei muito tempo em silêncio. Aprendi que tudo tem dois ou mais lados, inclusive o silêncio.

Muito bom o poema, parabéns!
Pena a revista nao ter lhe chegado às mãos. "Ruídos" na comunicação sempre existiram. Infelizmente não visualizo o seu fim.

Suzete Carvalho disse...

Olá, Gabriel
Que bom que você gostou do poema, mas você tem razão: tudo tem no mínimo dois lados, porém é exatamente desse "confronto" (ou encontro) que emana a sabedoria. Me explico: Será que se você não houvesse vivido sozinho por um (bom) tempo, teria conseguido dar o devido valor (ou desvalor) às pessoas, coisas e situações com as quais você convivia anteriormente? Será que os "ruídos" na comunicação, advindos do próprio silêncio (ou distância)não teriam servido para uma reavaliação da vida como um todo (objetivos, posturas, crenças)? Será que o silêncio não é uma oportunidade de darmos valor até aos próprios ruídos e vice-versa?
Afinal, tudo tem vários lados, sim, porém, tenho certeza que todos são necessários ao nosso crescimento interior.
Abraço.
P.S. Na próxima vez, me lembre de falar sobre a teoria da complexidade que significa exatamente um grande abraço (com+plexus) entre todas as coisas, seres e saberes.